SMAS retira 32 pessoas das ruas da Grande Tijuca

06/10/2011 15:40

Zona Norte foi alvo de operação noturna da Prefeitura do Rio

Uma nova operaçãoda Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), para a retirada de população em situação de rua, aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 5, na região da Tijuca, na Zona Norte. No total, 32 pessoas foram acolhidas (30 adultos e 02 crianças e adolescentes).

A ação envolveu mais de 30 profissionais, dentre educadores, psicólogos e assistentes sociais da SMAS e policiais do 6ºBPM, DPCA e DCAV. As equipes percorreram as principais avenidas, ruas e praças da Tijuca e parte de Vila Isabel.

Alguns adultos foram localizados debaixo das pontes que cruzam o Rio Maracanã. Outros, dormiam em meio a monumentos e debaixo das marquises dos prédios. Um homem que estava perambulando pela rua chegou a agredir um policial e um profissional da SMAS que lhe ofereceu o acolhimento.

Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos irão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.

Desde o dia 31 de março, a SMAS já realizou no total, em diferentes pontos da cidade, 1.970 acolhimentos (1.627adultos e 343 crianças e adolescentes).

—————

Voltar