Ciclo de palestras realizado em escola de Vila Isabel orienta alunos a escolher a profissão

20/09/2011 15:49

 

 


 

Os alunos demonstraram bastante interesse nas
palestras oferecidas pelo C.E. João Alfredo



Auxiliar os alunos na difícil tarefa de escolher uma profissão foi o objetivo principal do ciclo de palestras promovido pelo Colégio Estadual João Alfredo, de Vila Isabel. A Semana de Informação Profissional, realizada entre os dias 13 e 16 de setembro, levou profissionais de áreas diversas para falar sobre as carreiras e o mercado de trabalho. Segundo a diretora Claudia da Silva Santos, os alunos demonstraram bastante interesse nas profissões de informática, enfermagem e fotografia.

“Eles ficaram muito entusiasmados e chateados quando as palestras terminaram. Por conta deste interesse demonstrado por eles, nosso objetivo agora é fazer desta atividade uma constante. Já estamos providenciando pelo menos um dia de outubro para realizar novos encontros”, conta a diretora.

Todos os alunos do Ensino Médio e da área técnica puderam assistir às palestras. Porém, os testes vocacionais foram realizados somente com os estudantes do último ano. “Eles se surpreenderam quando souberam que alguns professores atuam em outras áreas, como é o caso da professora de Francês que é psicóloga também, aliás, foi ela quem realizou os testes vocacionais”, diz Claudia.

Foram quatro dias ouvindo a experiência profissional das áreas de Engenharia, Psicologia, Odontologia, Psiquiatria e Fotografia. Para Marcia Costa, fotógrafa da Secretaria de Estado de Educação, que ministrou uma palestra sobre sua profissão, para quem deseja iniciar na fotografia o mercado está em expansão.

“Temos ideia disso pelas feiras e congressos na área. Mesmo que a pessoa tenha uma câmera, na hora de um evento importante ela procura o profissional. Se for uma pessoa responsável, que cumpra prazos de entrega e faça trabalhos de qualidade, há espaço no mercado. Algumas áreas são mais complicadas, como moda e publicidade, e aí é preciso correr muito atrás e começar como assistente para aprender mais e conseguir mostrar seu talento”, explica.


A fotógrafa Marcia Costa, da Seeduc, foi uma das
palestrantes que prestigiaram o evento


Com 15 anos de experiência, Marcia cursou dois períodos da faculdade de Nutrição, mas foi na fotografia que realizou o sonho profissional. Ela garante que a área rende um bom dinheiro se o profissional se dedicar.

“A fotografia tem uma ramificação bem grande. Se a pessoa se dedicar em uma ou duas áreas, como eventos sociais e books, pode ganhar um dinheiro bom”, afirma a fotógrafa que indica cursos como o Senac, Ateliê da Imagem e Associação Brasileira de Arte Fotográfica (Abaf). “O que o aluno precisa é estudar, independentemente de onde faça o curso, porque o professor vai dar as instruções e dicas, mas é preciso estar sempre antenado com as novidades do mercado e ler muito sobre o assunto”, completa.

 

Fonte: Conexão Aluno

—————

Voltar