Alerta para verão sem dengue

06/10/2011 15:43

A três meses do verão, a prefeitura se mobiliza contra o Aedes aegypti e convoca moradores da Grande Tijuca a colaborar, já que o número de doentes este ano, até setembro, aumentou em relação a 2010 (ver quadro ao lado). Mês passado, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil realizou na Tijuca e em Vila Isabel, a “Ação nos bairros contra a dengue” e inspecionou 818 depósitos de possíveis criadouros. Cerca de 500 imóveis foram visitados e a população recebeu material educativo e orientação sobre os métodos de prevenção.

Ao todo, cerca de 35 pessoas, entre agentes de saúde e voluntários, participaram da atividade. Os agentes colocaram tampas em caixas-d’água e eliminaram os objetos onde podem proliferar larvas do mosquito da dengue, como garrafas PET e pneus velhos.

Os moradores da região devem se preparar para enfrentar mais um verão com risco alto de contaminação da dengue. A prefeitura lembra que é preciso que haja mobilização por parte de todos. O mosquito prolifera na água limpa parada. Por isso, é importante manter latas, pneus, garrafas e outros recipientes cobertos para não acumular água da chuva. O lixo caseiro deve estar ensacado e posto à disposição da limpeza urbana nos horários previstos.

A população também pode fazer denúncias relativas a focos pelo Disque-Rio, no telefone 1746.

 

Fonte: O Globo

—————

Voltar