Martinho regrava repertório de seu primeiro álbum no CD '4.5 atual'

25/06/2012 07:53

Martinho da Vila entrou na onda de revisitar álbuns históricos em shows e/ou em estúdios. O cantor e compositor fluminense lança esta semana via gravadora Sony Music o CD ‘4.5 Atual’. Neste disco, cujo título alude aos 45 anos de carreira do sambista projetado em 1967 ao defender ‘Menina Moça’ em festival, o artista regrava o repertório de seu primeiro LP, ‘Martinho da Vila’, lançado em 1969 pela extinta gravadora RCA com retumbante sucesso nacional.

‘GRANDE AMOR’ COM CORDAS

 O primeiro álbum de Martinho marcou época no mundo do samba. Além de ter popularizado o partido alto entre o público de classe média, numa época em que o gênero parecia confinado ao universo folclórico, o LP propagou um samba-enredo de forma mais coloquial e menos caudalosa, casos de ‘Yayá do Cais Dourado’ e ‘Quatro Séculos de Modas e Costumes’. Sem falar na cadência toda própria do canto e do samba de Martinho.

 Já em rotação na internet, a faixa ‘Grande Amor’, regravada com cordas e coros em tom mais clássico, ilustra a repaginação do repertório. Que parece seleção de coletânea de sucessos do artista, tal a concentração de hits. ‘O Pequeno Burguês’, ‘Casa de Bamba’, ‘Quem É do Mar Não Enjoa’, ‘Pra que Dinheiro’ e ‘Tom 'Maior' são temas que consolidaram o nome de Martinho da Vila na cena brasileira.

 Com três faixas-bônus, ‘4.5 Atual’ reforma ‘Casa de Bamba’ e joga luz sobre álbum de natureza antológica.

 

FONTE: O Dia

—————

Voltar