Atriz Lucélia Santos participa do encerramento da Oficina Tela Brasil no bairro de Vila Isabel

08/06/2012 19:15

A atriz Lucélia Santos será a convidada para o encerramento da Oficina Tela Brasil de Vila Isabel, bairro do Rio de Janeiro. O evento acontece no sábado (9), a partir das 15h30, na Vila Olímpica Artur da Távola, localizada na Rua Visconde de Santa Isabel.

Maria Lucélia dos Santos, mais conhecido como Lucélia Santos, começou a atuar com 14 anos. Depois de participar de peças como Godspell, Rock Horror Show e Transe no 18, Gilberto Braga e Herval Rossano a convidaram para protagonizar a telenovela Escrava Isaura.

 

Para quem não sabe, Escrava Isaura foi a telenovela mais dublada e exibida, segundo uma pesquisa do programa americano Good Morning America. Em 1985, Lucélia Santos ganhou o prêmio Águia de Ouro por seu papel na novela, oferecido pela primeira vez a uma artista estrangeira pela população chinesa.

Com o sucesso internacional da novela, a atriz ganhou o título de “namoradinha do Brasil”, rompido em 1980, quando fotografou para a Playboy. Sua imagem mudou definitivamente quando assumiu o papel de Maria Cecília, no filme Bonitinha, mas Ordinária, de Nelson Rodrigues.

Começou assim a fazer muitos filmes, quase todos baseados em obras do dramaturgo Nelson Rodrigues, como Engraçadinha e Álbum de família – o que a transformaram em uma musa rodriguiana. Paralelamente, ela fez muitas telenovelas também.

Lucélia voltou a ser capa da revista Playboy pela segunda vez, em novembro de 1981, para promover o filme Luz del Fuego, longa que curiosamente ocupa lugar de destaque na coleção de vídeos VHS do líder cubano Fidel Castro.

Outra curiosidade: além de atriz, Lucélia Santos fez um documantário. Depois da Independência de Timor-Leste, em 2001, ela produziu o documentário Timor Lorosae – O Massacre Que o Mundo não Viu, sobre esse novo país que surgia. O filme chegou a ser censurado em muitos festivais internacionais.

Fonte: Tela Brasil

—————

Voltar